O EFEITO DA RELIGIOSIDADE DURANTE A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA SOBRE OS PADRÕES DE CONSUMO DE DROGAS EM ADULTOS PARA CRACK COCAINA
Antecedentes - Embora muitos estudos sugiram que a religiosidade é um fator de proteção contra o uso de drogas, há pouca informação sobre seu efeito nos padrões de consumo de drogas daqueles que usam drogas.
Objetivos - Nosso objetivo foi examinar se existe alguma relação entre a religiosidade na infância e adolescência e o consumo de drogas em adultos usuários de crack.
Método - Realizamos um estudo transversal de adultos dependentes de crack. A análise de regressão logística foi usada para estimar o odds ratio para a associação entre história religiosa nas faixas etárias 8-11, 12-14 e 15-17 anos e variáveis de desfecho.
Resultados - De um total de 531 entrevistados, o envolvimento religioso durante a infância e adolescência correlacionou-se com menor frequência de consumo de drogas antes dos 18 anos (odds ratio 0,95, IC95% 0,92-0,98) e menos desejo (odds ratio 0,95, IC 95%). 0,91-0,99), principalmente entre as idades de 15 e 17 anos.
Conclusões - A religiosidade oferece alguma proteção contra os padrões de consumo de drogas em dependentes de crack.

Nenhum comentário:
Postar um comentário