segunda-feira, 22 de janeiro de 2018



ASSOCIAÇÃO e COMUNIDADE ACOLHEDORA PANORAMA DA SOBRIEDADE





A APS nasceu em 22 de Junho de 2016, foi fruto de uma experiência vivida com busca, acolhimento e acompanhamento a Dependentes Químicos, também no ouvir e compreender da atuação de instituições sociais na perspectiva de proteção, atenção e cuidados como parte de uma estratégia de prevenção da violência, que infelizmente não acontecia de forma integral com os familiares.

Com base nisso, a APS nasceu também por um desabafo de uma mãe que desesperada e sem saber como conduzir sua família e seu esposo dependente das drogas, nos procurou em busca de ajuda para uma orientação. Naquele momento, foi despertando o desejo de fazer algo pelas famílias de Dependente Químico e sociedade. 

Foi planejado detalhadamente ações de prevenção e orientação a família referente à Dependência Química, criando assim um despertamento de atenção aos familiares dos Dependentes Químicos, trazendo uma responsabilidade muito grande, onde foi surgindo a demanda espontânea que foi crescendo gradativamente.
A estratégia do atendimento a família, conseqüentemente reduz a violência e o consumo das drogas licita e ilícitas. Trás também a sensibilização da sociedade, poderes Legislativo e Executivo, Gestores e governantes a serem parceiros, apoiadores e colaboradores da APS.


O pronto atendimento as famílias é estratégico e próximo da realidade do Dependente Químico, com um olhar permanentemente pacifico, não há uma intervenção com o uso da força, ou com introdução medicamentosa sedativa na busca ativa, mais com o uso do dialogo e da construção de consciência do individuo.


A APS traz a idéia dos AGENTES DA SOBRIEDADE com o apoio de profissionais: Psicólogo, Ass. Social, Psicanalista, Advogado, Médicos, dentre outros, para se inserirem no projeto de reeducação familiar integrada com o Dependente Químico, para que, no retorno do seu tratamento para casa e convívio social, possa ser reintegrado a família com segurança, para quê, si, por uma eventualidade o mesmo venha a ter uma possível recaída.

A APS se fortaleceu pela força e fé de seus idealizadores que acreditaram no planejamento, estratégias e conhecimento de causa já vivida pelos mesmos. Foram duramente criticados, mais não abriram mão deste trabalho, por acreditar nos resultados positivos das ações e metas estabelecidas.

Chamando a atenção da sociedade como um todo. A APS, faz abri os olhos e levar a consciência humana, que Política Publica se faz com a participação de todos, e que suas ações e projetos sejam reconhecidos e vistos como serviço Publico que chega a quem precisa.

Mais para que Nova Glória e região, consiga viver tempos futuros de paz, a sociedade precisa, de fato, se envolver e serem participantes ativos das ações e projetos oferecidos pela APS.

Temos como objetivo: promover a reestruturação e reintegração da família e dependente químico, referente o uso de substancias psicoativas no ambiente familiar, orienta-los no sentido de minimizar o impacto da inserção das drogas em seu meio, trabalhar a prevenção, detectação, abordagem, aconselhamento, capacitação e melhor forma de tratamento.

Orientar os familiares a cerca do tratamento referente á dependência química;
Melhorar o convívio intra-familiar, com o dependente químico;
Resgatar a confiança da família e sociedade;
Identificar e esclarecer as famílias, quais são os tipos de drogas e quais consequências elas acarretam;
Contribuir para a melhoria da disciplina em suas rotinas pessoais e no âmbito familiar;

Com a finalidade de trabalhar especialmente com familiares em questões referentes à dependência química no sentido da prevenção e informação. É necessário que os familiares compreendam o processo da dependência química e suas causas para ter a capacidade de inserir no seu projeto de vida a importância de se prevenir contra esse mal tão presente no seio familiar, que hoje se tornou uma questão mundial de saúde pública.

A presente Associação e Comunidade Acolhedora, visa promover a reestruturação e reintegração familiar na sociedade, referente á dependência química, na tentativa de minimizar o impacto do uso de drogas lícitas e ilícitas em seu meio. Bem como, também promover um possível encaminhamento para o tratamento do uso abusivo de substancias psicoativo, e auxiliar essas famílias de dependentes químicos a lidar de forma correta com essa doença.


Por:Karine Silva  Ass.Social da APS

Nenhum comentário:

Postar um comentário