Saúde Mental e Dependência: Entendendo o Diagnóstico Duplo
O que é o diagnóstico duplo?
O diagnóstico duplo é definido como uma condição na qual um paciente está simultaneamente sofrendo de um problema de abuso de substâncias e um distúrbio de saúde mental, de acordo com a Aliança Nacional para a Doença Mental (NAMI). O diagnóstico duplo também é conhecido como distúrbios coexistentes ou concomitantes.
O debate existe na comunidade médica quanto à propriedade de utilizar uma categoria tão ampla quanto o diagnóstico duplo. O debate surge porque o único grupo que é composto de indivíduos com uma miríade de abuso de substâncias e problemas de saúde mental, de acordo com o Instituto Nacional sobre abuso de drogas. Transtornos concomitantes incluem problemas de saúde mental que vão desde depressão leve até esquizofrenia. Além disso, os distúrbios coexistentes incluem problemas de abuso de substâncias, desde abuso de álcool ou maconha até heroína ou dependência de metanfetamina. No entanto, a ampla classificação é considerada útil na identificação de indivíduos que necessitam tanto de assistência para recuperação da dependência como para saúde mental .
A prevalência do duplo diagnóstico
Transtornos concomitantes são relativamente comuns hoje em dia. A Pesquisa Nacional dos EUA sobre Uso de Drogas e Saúde revelou que entre 17 e 18 por cento dos indivíduos com um distúrbio de saúde mental diagnosticado também sofriam de um problema de abuso ou dependência de substâncias. O Ministério da Saúde do Canadá realizou uma pesquisa semelhante que revelou que a taxa de distúrbios coexistentes nesse país é um pouco mais alta do que a experimentada nos Estados Unidos.
Certas doenças mentais têm uma correlação mais alta com o abuso de substâncias, de acordo com Ministério da Saúde 47% dos indivíduos diagnosticados com esquizofrenia tinham um problema de abuso ou dependência de substâncias coexistentes. Por outro lado, 20% daqueles que abusam ou são viciados em álcool também trabalham sob um distúrbio de saúde mental.
Nenhum desvio significativo na taxa de diagnóstico duplo é aparente em todo Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Toxicodependência (NIDA). Por exemplo, a taxa de distúrbios coexistentes em São paulo e Rio de janeiro é consistente com o que é encontrado em outras partes do país.
Tratamentos Disponíveis para Diagnóstico Duplo
Os programas especializados de tratamento de transtornos co-ocorrentes são mais comuns no mundo de hoje. Além disso, a maioria dos centros de reabilitação de drogas agora inclui uma faixa de tratamento com foco em distúrbios coexistentes, de acordo com o NIDA.
Apenas uma pequena porcentagem de indivíduos que trabalham sob um diagnóstico duplo recebem tratamento adequado. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde Mental, apenas cerca de 12% dos indivíduos afetados por um problema de abuso ou dependência de drogas e um distúrbio de saúde mental coexistente recebem qualquer tipo de tratamento.
O cerne de um programa de tratamento de diagnóstico duplo é abordar tanto a questão do abuso de substâncias ou dependência e transtorno de saúde mental de uma forma abrangente e completa. A incapacidade de reconhecer e abordar ambos os elementos do diagnóstico resulta na rápida recaída de substâncias que alteram a mente ou na regressão a um estado ativo de doença mental. Regimes de tratamento específicos associados a distúrbios coexistentes incluem psicoterapia, aconselhamento sobre dependência, psicofarmacologia e modificação e gestão de comportamento.
Transtornos pós-tratamento e coexistentes
Um forte programa de cuidados posteriores é crucial para um curso geral de tratamento para distúrbios simultâneos. Durante um programa primário de tratamento da dependência , é dada atenção ao desenvolvimento de um programa abrangente de cuidados posteriores que inclua aconselhamento e aconselhamento em saúde mental e dependência, serviços de apoio e medicamentos, conforme necessário, a um distúrbio de saúde mental associado.
Como é o caso do tratamento primário para doenças concomitantes, programas de pós-tratamento especializados estão amplamente disponíveis nos EUA e em outros países do mundo. Muitos desses programas são fornecidos através de centros de tratamento, outros através de organizações como centros comunitários de saúde mental.

Nenhum comentário:
Postar um comentário