Escritório da ONU ajudará Recife a prevenir consumo de drogas
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) firmou em junho (29) o primeiro acordo de assistência técnica com um município brasileiro. Parceria com a Prefeitura de Recife dará apoio ao programa municipal de prevenção do consumo de drogas. A iniciativa ‘Mobiliza Recife’ foi lançada também ao final do mês passado e tem por objetivo a inserção social dos usuários de substâncias ilícitas.
O Executivo terá o acompanhamento da agência da ONU ao longo da execução do programa, que faz parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas. A palavra ‘Mais’ não foi escolhida sem motivo, sendo o acrônimo para os pilares do projeto — M de Mobilização, A de Acolhimento, I de Integração e S de Sistematização.
O ‘Mobiliza Recife’ é o eixo de prevenção dos esforços da Prefeitura recifense. Com a iniciativa, o governo esperar identificar princípios norteadores nos contextos brasileiro e latino-americano. De acordo com o Executivo, o programa é baseado em princípios como a responsabilidade compartilhada e a influência do bem.
O analista de programa da Unidade de Saúde e Desenvolvimento do UNODC, Francisco Cordeiro, representou a agência da ONU no evento e se mostrou animado com a possibilidade de trabalhar com a capital pernambucana.
“Esta é a primeira parceria de assistência técnica formalizada com um município. Faz parte do nosso papel auxiliar na criação de estratégias e atividades que possam contribuir com a prevenção das drogas, que possam ajudar as pessoas do Recife e as de outros países. Acreditamos que será uma experiência com muitos resultados positivos”, disse.

Nenhum comentário:
Postar um comentário