Tratamento para Dependência Química
![]() |
| Comunidade Acolhedora Panorama da Sobriedade |
No mundo em que vivemos, muito se fala em tratamentos para esse tipo de dependência, mas nem sempre a pessoa tem acesso a esses tratamentos de forma informativa para no momento que precisar, saber quem e onde procurar, muitos tratamentos são pagos, mas também podemos encontrar alguns tratamentos em instituições parciais ou totalmente gratuitos.
Alguns tipos de tratamentos para dependência química
Existem vários tipos de tratamentos, os principais são:
Grupo de autoajuda: A.P.S. (Associação Panorama da Sobriedade) NA (Narcóticos Anônimos) são grupos de ajuda formado por voluntários, onde os dependentes discutem e compartilhar sua historias e superação, o tratamento segue a base dos 12 passos e é gratuito.
![]() |
| Sede da APS no Centro de Paulo Afonso-BA |
Internação em comunidade terapêutica: o local geralmente é um sitio ou fazenda, onde o dependente fica internado de três a nove meses, para o tratamento funcionar é necessário a participação do dependente, da família e dos profissionais responsáveis, o tratamento baseia-se no trabalho, na religião e na autoajuda.
Dependência física e dependência psicológica
Existe a dependência física e a psicológica, a pessoa pode desenvolver uma das duas ou ambas. Para entender melhor ou conseguir identificar:
Dependência física: é quando a pessoa sente sintomas pelo uso ou falta das drogas, e isso ocorre desde substancias inofensivas como café até as psicoativas como a cocaína.
Dependência psicológica: é quando a pessoa não tem a necessidade física da substancia, mas tem o desejo mental do uso, um exemplo disso é a maconha que não contem substancia física viciante, mas quem fuma desenvolve o desejo mental de uso diário, o que acaba afetando suas vidas de forma negativa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário