Por que algumas pessoas têm dificuldade em largar o cigarro?
Apesar das diversas medidas restritivas, como a proibição da publicidade e do fumo em lugares fechados, e o acesso às informações sobre as consequências do tabagismo, 10,8% da população brasileira fuma, de acordo com dados do Ministério da Saúde. E é muito comum, entre os fumantes, a queixa de que eles não conseguem parar ou que já tentaram e tiveram recaída. Por que algumas pessoas parecem ter mais dificuldade em largar o cigarro do que outras? É o que vamos explicar neste texto.
De acordo com o psicólogo especialista em dependência química Marcelo Parazzi, da Clínica Terapêutica Viva – unidade Campinas (SP), a dependência do cigarro é uma das mais severas em termos de rapidez de instalação e dificuldade de abandono. Um dos fatores é a nicotina, uma substância psicoativa. “Ela [nicotina] cai na corrente sanguínea e rapidamente, por intermédio dos pulmões, órgãos extremamente vascularizados, atinge o cérebro em poucos instantes. Sua ação no sistema nervoso central desencadeia um significativo bem-estar”, explica.
Por que é tão difícil largar o cigarro?
Além da nicotina, Parazzi explica que as associações feitas pelos fumantes, como fumar após as refeições ou uma reunião estressante, e a síndrome de abstinência, como dor de cabeça, irritação, ansiedade e mau humor, tornam o processo para largar o cigarro mais difícil. “É necessário considerar também que, além das questões fisiológicas, psicológicas e comportamentais, o tabaco é uma droga lícita, de fácil acesso e de baixo custo. Assim, a união destes fatores configuram as dificuldades que um indivíduo encontra para largar o cigarro”.

Segundo o psicólogo Marcelo Parazzi, quem quer largar o cigarro além de força de vontade, precisa mudar o estilo de vida
Segundo o psicólogo, todos têm capacidade para abandonar o tabagismo, mas precisam ter a disponibilidade para enfrentar as dificuldades que virão. “Mas é fato que algumas pessoas encontrarão maiores dificuldades do que outras para largar o cigarro. Geralmente pessoas muito ansiosas, depressivas, dependente de outras substâncias psicoativas ou, ainda, portadoras de algum outro transtorno mental, como por exemplo, o transtorno afetivo bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, encontrarão muito mais dificuldades”, esclarece Parazzi.
Como largar o cigarro?
Para quem quer abandonar o tabagismo, o psicólogo orienta que, além de força de vontade, é preciso mudar o estilo de vida. “Recomendo que evite hábitos ligados relacionados a fumar, pratique exercícios físicos que lhe agradem e lembre-se de que a vontade tem começo, meio e fim, ou seja, vai passar”, diz Parazzi.

Nenhum comentário:
Postar um comentário