terça-feira, 1 de novembro de 2016



Como fazer uma intervenção em casa




Muitos dependentes químicos e alcoolistas buscam tratamento pela própria vontade, porém, há muitos que o caminho da recuperação começa com a intervenção de seus familiares e amigos. Se alguém que você ama tem abusado de drogas ou álcool, saiba que uma intervenção adequada pode ser o empurrão que faltava para que ele possa, finalmente, se livrar das substâncias psicoativas.
Planejando uma intervenção
Assim como qualquer evento, uma intervenção requer um planejamento adequado. Além da logística, algumas coisas precisam ser consideradas ao decidir fazer uma intervenção para seu amigo ou membro da família:
O melhor momento
Escolher o melhor momento para uma intervenção exige cuidar do equilíbrio entre o membro da família estar sóbrio o suficiente para entender o que você está falando para ele, ao mesmo tempo em que ele possa ser capaz de reconhecer que precisa de ajuda.
Um lugar seguro
Embora a casa seja a primeira opção, é importante tomar cuidado para que o dependente químico não se sinta emboscado na própria casa. Além disso, lembre-se que há a possibilidade da pessoa reagir de forma violenta, portanto, tome cuidado para que ele não tenha acesso a qualquer coisa que possa prejudicar a si ou aos outros.
Convide pessoas de apoio
A equipe de intervenção pode ser composta por, no máximo, seis pessoas da família ou amigos muito próximos. As crianças não devem participar. É importante escolher pessoas que sejam capazes de falar com o dependente químico sem perder a calma. Evite convidar pessoas que possam trazer sentimentos negativos ou que nada acrescentam na hora de convencer a pessoa de fazer um tratamento.
Intervenção profissional domiciliar
Uma intervenção profissional pode ajudar a facilitar a discussão entre amigos e familiares, especialmente os que sentem insegurança ou preferem que uma pessoa neutra atue na intervenção de algo tão complexo e cheio de emoções conflitantes.
Procure alguém que tenha experiência na área de dependência química. A Clínica Viva possui profissionais capacitados para realizar uma intervenção familiar. Dois profissionais, incluindo um da área de saúde, vão até o ente querido para ajudar a conscientizá-lo sobre a importância do tratamento para a recuperação.
Se você e seus familiares estão com dificuldade em fazer uma intervenção ou querem alguém neutro para conversar com o seu familiar, saiba que você pode contar com a Clínica Viva. Entre em contato conosco. Avenida Otaviano Leandro de Morais 315 Paulo Afonso BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário